2016

Dioscorea petra

08:48:00





A Dioscorea petra é uma herbacea pertencente a família botânica das dioscoreaceae que ficou conhecida popularmente pela maioria dos brasileiros como cará pedra. O gênero Dioscorea possui cerca de 600 espécies diferentes sendo 14 delas comestíveis
A Dioscorea petra é uma espécie trepadeira de caules finíssimos com vários metros de comprimento, suas folhas verde escuras são lisas, alternas, macias e cordiformes.
Por ser nativa do Rio Grande do Sul, a planta suporta bem o clima frio e por causa de suas propriedades homeopáticas e uso na medicina caseira, logo foi sendo cultivada em quase todas as regiões do País.  
Rica em nutrientes, a Dioscorea petra se reproduz por tubérculos e suas partes usadas na medicina popular são os rizomas.

Indicações : 
Tônico, energético e nutritivo: nas convalescenças, anorexia, desnutrição; 
Afecções respiratórias: tosses, coqueluche, asma catarral e catarro bronquial.




ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail