Malva cheirosa

Pelargonium graveolens Art.

21:46:00




Expectorante, calmante, emoliente e usada em infecções da garganta e brônquios. É Adstringente e aromática.
Uso: Folhas
Infusão e xarope.


A Malva cheirosa ou Pelargonium graveolens Art. pertence a família botânica Geraniaceae. e ficou conhecida popularmente como Gerânio-cheiroso, Gerânio-crespo, Jardineira ou Malva-rosa.
Espécie alóctone originária do Sul da África.
Planta semi-arbustiva, multi-anual. As folhas são alternas, pecioladas, estipuladas, palmatilobadas, com lobos pinatífidos, cordiformes, peltadas, crenadas, pubescentes e aromáticas. As flores são pequenas, pediceladas, brancas com listas róseas, dispostas em umbela. As folhas apresentam aroma muito intenso, que lembra rosas.
A planta prefere solos bem drenados, aerados, silicosos a francos. Não tolera solos ácidos, úmidos e muito menos os encharcados.
A planta, que é de clima subtropical, prefere temperaturas amenas no verão. Verões muito quentes e chuvosos apressam a senescência total da planta. Regiões muito pluviosas são prejudiciais à planta, cujas raízes são altamente exigentes em oxigênio.

Plantio:
Espaçamento : 0,7x 0,5m.
Propagação: estacas de ramos, cujas folhas devem ser desbastadas a 1/3. Utilizar substrato à base de vermiculita, ou casca de arroz tostadas ou areia lavada. As estacas tem que ser aclimatadas sob proteção de sombrite de 70% de sombra e irrigação intermitente por nebulização.
Plantio: outubro.
Adubação: 0,5kg de húmus de minhoca por planta. Aplicar 40 dias após o plantio, 5g de nitrato de cálcio por planta.
Mulching: para que não ocorra adensamento do solo, incidência de plantas daninhas e seja mantida a umidade e a temperatura estável no solo, recomenda-se que sejam colocadas palhadas, cascas de arroz ou outra cobertura morta inerte e leve sobre o solo, num raio de 50cm em torno de cada planta. Evita-se também que os ramos e folhas próximos ao solo sejam contaminados por resíduos de solo.
Plantas daninhas: a planta não tolera competição com o inço, que deve ser combatido em todos os estádios de crescimento da malva.
Desbaste: deve-se retirar o excesso de ramos da planta mãe, utilizando-os para a produção de novas mudas.
Florescimento: novembro.
Colheita: inicia a partir do 6 a 7 meses após o plantio.

Saiba mais:
É utilizada na indústria de perfumaria.


É repelente de insetos.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail