2016

Peireskia aculeata Mill. - Ora pro nobis miúda

09:06:00





A Peireskia aculeata Mill. pertencente a família botânica Cactaceae ficou conhecida popularmente por diversos nomes populares, entre eles Groselha-da-américa,  Trepadeira-limão, Groselha-dos-barbados, Groselha-das-antilhas, Groselheira-das-antilhas, Jumbela, Rosa-madeira ou Ora pro nobis miúda.
Espécie alóctone, originária da Argentina, a Ora pro nobis miúda é um arbusto perene, escandente de ramos longos, suculentos, com espinhos. As folhas são lanceoladas, quase sésseis, glabras, planas, carnosas e verde-escuras. Inflorescências curtas, numerosas, com flores cor creme-amareladas, dispostas em pequenas panículas terminais, mais ou menos racemosas. As flores abrem-se pela manhã e fecham-se a tarde. Apresentam um aroma muito forte. O fruto é do tipo baga, pequeno e amarelo.
Espécie de clima subtropical. É heliófita.
Prefere solos leves, areno-siltosos e ricos em matéria orgânica. Não se adapta a solos muito úmidos e ácidos.

Cultivo:
Ambiente: devido a vegetação muito luxuriante e cerrada e aos numerosos espinhos, é aconselhável instalar o plantio ao longo de cercas.
Espaçamento : 2,0 x 1,5m.
Propagação: estacas de ramos novos. As estacas são enraizadas em areia ou vermiculita e aclimatadas sob telado de sombrite a 70% de sombra, sob irrigação por nebulização.
Plantio: primavera.
Adubação: 2kg/planta de composto orgânico ou 1kg/planta de cama de aviário.
Florescimento: março a abril.
Colheita: inicia 8 a 10 meses após o plantio.

Indicações:
Abranda inflamações, alivia queimaduras de pele e recupera a pele. Suas folhas são emolientes e os frutos são expectorantes e anti-sifilíticos.

Curiosidades:
As folhas e frutos são suculentos e ricos em proteínas, podendo ser utilizadas como salada, refogados, sopas, angu e omeletes.
No paisagismo a planta pode ser utilizada como cerca viva, sendo quase que inexpugnável.







ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail