Dente-de-leão

3 Plantas Medicinais Que Não Podem Faltar No Jardim

19:50:00



Você sabia que no seu quintal, o seu jardim pode ser uma excelente opção para tratar de sua saúde? Para isso basta que você conheça as plantas e suas propriedades medicinais e com isso buscar cultivar algumas destas plantas que podem fazer verdadeiros milagres.
Hoje falaremos de 3 belas plantinhas que são fáceis de cultivar que possuem grandes benefícios para a sua saúde e de sua família e que não podem faltar no seu jardim.



1. Dente-de-leão

Dependendo da região onde você mora, esta plantinha pode ser conhecida por diversos nomes populares diferentes, tais como: Taráxaco, Amor de homem, Vovô careca, Amargosa, Alface de cão, Salada de toupeira, Esperança ou Dente de leão. O Dente de leão além de bela, apresenta uma boa variedade de vitaminas, entre elas vitamina A (betacaroteno), vitamina B6 e vitamina C (ácido ascórbico), além de minerais e proteínas. A alta concentração de vitamina A e C  produzem efeito antioxidante, a planta também ainda é diurética, prevenindo cálculos biliares e ajudando na limpeza do organismo.
Seu chá é tido como emagrecedor, o que aumentou a fama da planta. Para fazê-lo, você precisará de duas colheres de sopa de folhas de dente-de-leão, colocando-as dentro de um recipiente com água, fervendo em seguida e tomando periodicamente. Você também pode adicionar as saborosas folhas do Dente de leão em suas refeições, preferindo sempre as folhas mais jovens, que são as mais saborosas e macias.


2. Erva-cidreira

A Erva-cidreira é um dos chás mais consumidos, afinal quem nunca tomou um chazinho de erva-cidreira antes de dormir? Seus benefícios são muitos: acalma, melhora a digestão, controla a pressão, alivia a dor de cabeça, combate a insônia e a perda de apetite e ainda por cima é muito saboroso.
Preparar o chá de erva-cidreira é fácil, sendo mais recomendável usar duas colheres de chá de folhas para cada xícara de água ou, se preferir, use as folhas da planta diretamente dentro de um recipiente com água e ferva durante 10 ou 20 minutos; espere a temperatura ideal para beber.
Mas fique atento, essa planta não deve ser usada por gestantes, pois pode estimular o útero.


3. Lavanda

Mais conhecida na cosmética, a Lavanda é também uma planta que possui muitas propriedades medicinais, que na maioria das vezes é desconhecida por grande parte da população, além de servir como produto de limpeza. O óleo extraído da lavanda já era utilizado pelo povo romano a milhares de anos para a atividades do cotidiano, como lavar roupa, tomar banho e perfumar ambientes, além de suas flores serem usadas para decorar doces.
A planta ajuda a aliviar tensões, combate a insônia, a ansiedade, o nervosismo, as dores musculares e ainda as inflamações da pele, como também para o tratamento de acne.
Na forma de aromaterapia, você pode utilizar as folhas secas de lavanda em seu banho, amarrando um punhado sobre o local em que a água for derramada. Se obtém o chá da Lavanda fervendo 10 gramas ou duas colheres de folhas secas picadas para cada meio litro de água - consumindo de uma a duas xícaras por dia.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail