Pata de vaca

Bauhinia forficata Link.

09:10:00




Esta planta tem a propriedade peculiar de reduzir a excreção de urina, nos casos de poliúria ou urina solta, além de impedir o aparecimento de açúcar na urina, regularizando a glicemia sanguínea, sobretudo da Diabetes melittus. É indicada para afecções renais e urinárias, moléstias da pele, prisão de ventre e elefantíase.
A Pata de vaca é hipoglicemiante (antidiabética), purgativa, diurética, antidiarréica, depurativa, tônica renal.
Apresenta atividade hipoglicêmica com a dose de 3g/dia de folhas, por 56 dias.
Desta planta utiliza-se as cascas, folhas, flores, lenho e raízes.

Formas de Utilização:
Infusão:
1 folha em 1 xícara das de chá de água. Ferver por 3 minutos. Tomar 3 xícaras ao dia.
2 xícaras das de cafezinho da folha picada em ½ litro de água ou 1 folha picada por xícaras de chá. Tomar 4 a 6 xícaras de chá ao dia (diabetes); flores (purgativo).
Pó: feito com casca e folhas secas. Fazer a decocção de 1 colher das de sopa do pó em 1 xícara de água. Tomar ½ a 1 xícara de chá ao dia.
Decocção: ferver 1 a 2 colheres das de chá de folhas em 1 xícara das de chá de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia.






A Bauhinia forficata Link. pertencente a família botânica Caesalpiniaceae. é conhecida popularmente como Pata de vaca ou diversos outros nomes que variam conforme a região do Brasil: Bauínia, casco-de-vaca, mirorá, miriró, mororó, pata-de-boi, pata-de-burro, unha-de-anta, unha-de-boi, unha-de-vaca.
É uma espécie autóctone que ocorre espontaneamente na floresta pluvial Atlântica e subespontaneamente em pastagens, vales aluviais, capoeiras, à beira de estradas e em terrenos baldios. Cresce subespontaneamente no sul do Brasil.
Planta arbustiva, decídua, grande ou arbórea, perene, que pode atingir até 8m de altura. Tem ramos frágeis, pendulares, glabros ou pubescente, com acúleos gêmeos na axila foliar. Folhas alternas, medindo 8 a 9cm de comprimento, ovais ou lanceoladas, divididas acima do meio, glabras, compostas de dois folíolos unidos pela base, pouco divergentes, obtusas ou um pouco agudas, ou acuminadas na base, arredondadas ou subcordiformes, membranáceas, com a forma típica de 9 nervos. Acúleos quase sempre gêmeos, ora uniformemente retos, ora ligeiramente curvos para dentro, finos, ou grossos. Flores axilares ou terminais, brancas. Fruto tipo legume, linear, medindo 15 a 25cm de comprimento por 2cm de largura. A planta é caducifolia no Inverno, rebrotando a partir de outubro.
Embora seja de clima temperado, adapta-se à regiões mais quentes. Exige solos profundos, férteis e drenados. Solos ácidos e úmidos são desfavoráveis à planta.

Plantio:
Espaçamento: 3,5 x 3,5m.
Propagação: sementes, em viveiro. As sementes são postas a germinar em saquinhos plásticos com capacidade de 300 a 400ml, contendo substrato organo-mineral. A germinação ocorre entre 15 e 25 dias e o poder germinativo é inferior a 30%.
Plantio: março a abril; setembro.
Adubação: 5kg/cova de estrume de gado, composto ou húmus de minhoca, adicionados a 100g/cova de superfosfato natural. Se o solo for ácido, adicionar 500g de calcário dolomítico por cova.
Florescimento: janeiro a março. Os fruto maturam em maio a junho.
Colheita: feita dois anos após o plantio, a partir de novembro.
Padrão comercial: folhas isentas de matéria orgânica.
Produção de sementes: 1kg de sementes contém 15.100 unidades.

Conheça melhor a Pat de vaca
Planta ornamental de ruas, alamedas, avenidas e jardins.
Do lenho obtém-se carvão de boa qualidade.
A madeira é utilizada para caixotaria, lenha e obras leves.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail