Planta Anador

Justicia pectoralis Jacq. var. stenophylla Leonar.

20:09:00





Indicada para gastralgias, cortes e catarros brônquicos, gota, enfermidades do fígado, infecções das vias respiratórias, dermatites, feridas, aftas, insônia e afecções nervosas. O arilo das sementes é utilizado para combater o gogo das aves.

Farmacologia e atividade biológica:
Promove um decréscimo da capacidade exploratória e da conduta agressiva em roedores. Observou-se por eletroencefalografia que o decôcto da planta produz efeitos neurotróficos. Apresenta ainda efeito sedante, antibacteriano, relaxante da musculatura lisa, antagonista da serotonina e redutor da atividade espontânea. A DL50 por via endovenosa em ratos é de 1,344mg/kg, o que corresponde a 10g/kg por via oral, sendo o suco aquoso liofilizado classificado como não tóxico. Os lignanos e as saponinas possuem efeitos inibidores da fertilidade em mulheres. O naftalídeo lignano tem sido associado com atividade antidepressiva e antiarrítmica.

A planta Melhoral é analgésica, antiinflamatória, broncodilatadora, sedante nervoso, peitoral, expectorante, peitoral, febrífuga, béquica, cicatrizante, afrodisíaca, anti-reumática, catamenial, adstringente, anti-hemorrágica das vias urinárias e tranquilizante. Além da cumarina, a umbeliferona e a swertisina conferem a planta propriedades sedativas e relaxante da musculatura lisa, além de atividade antibacteriana.

Fitoquímica:
Entre os mais importantes constituintes estão os esteróis, mucilagens, óleo essencial, os lignanos (naftalido lignano) e saponinas. Em algumas variedades tem sido encontradas aminas aromáticas, triptaminas, quempferol, esteróis, ácido salicílico e álcool alifático. O extrato aquoso liofilizado das folhas contém os aminoácidos fosfoserina, hidroxiprolina, treonina, serina, asparagina, prolina, glicina, alanina, ácido alfa-aminobutírico, valina, isoleucina, leucina, fenilalanina, ornitina e lisina. Contém cumarinas, flavonóides, betaína, -sisterol, ácidos palmítico, esteárico, N-metiltriptamina, N,N-dimetiltriptamina, umbeliferona, swertiajaponina, 2"-O-rhamnosil-swertiajaponina, swertisina, vascina, alcalóides indólicos e hidroxifenil propiônico. Do extrato etanólico obteve-se um lignano chamado justicidina B.

Como utilizar:
Interno: infusão, decocção e sumo.
Externo: suco e decocção (banhos)

Desta planta utiliza-se somente as folhas e os ramos.






Conhecida em muitas regiões do Brasil como planta Melhoral, a Justicia pectoralis Jacq. var. stenophylla Leonar. pertencente a família botânica Acanthaceae possui muitas propriedades medicinais.
Conhecida também como Cerebril, Chambá, Peristrofe, Cerebril, Carpinteiro, Erva-de-santo-antonio, Pingo-de-ouro, Anador, Trevo-do-pará e Trevo-cumarú.
É uma espécie alóctone, nativa das regiões tropicais da América, difícil de ser encontrada na forma espontânea. Cresce subespontaneamente em subosques das regiões baixas do Caribe.
Planta herbácea perene, muito ramificada, de caule reptante, puberulento, ereto, decumbente ou ascendente, pouco ramificado, comumente radicante, formando touceiras de perfilhos. A planta atinge de 20 a 40cm em altura, suas folhas são opostas, lanceoladas a ovado-lanceoladas, longo-atenuadas, base aguda, verde-claras, curto-pecioladas e persistentes, com 3-7cm de comprimento. A sua inflorescência é do tipo espiga terminal, curta, dicótoma, glanduloso-pubescente, filiforme. As brácteas e bractéolas são cerdosas e as flores são lilases, pequenas e são muito espaçadas entre si. Cápsula comprimida, estipitada.

Plantio:
Espaçamento : 0,4 x 0,4m.
Propagação: perfilhos da planta matriz e estacas. As estacas são enraizadas em areia ou vermiculita e as os perfilhos são enraizados em saquinhos de plásticos contendo substrato organo-mineral.
Plantio: primavera.
Adubação: 2kg/m2 de cama de aviário.
Taxa de crescimento: 0,15cm/dia ou 0,15g/dia de matéria seca.
Florescimento: Julho a Agosto. Durante o Inverno as folhas da Melhoral se tornam-se arroxeadas.
Colheita: inicia-se 6 a 8 meses após o plantio.
.
Alertas e Cuidados:
Esta planta se ministrada em altas doses se torna um potente alucinógeno.

ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail