Chás

Preparando Chá

20:08:00




O preparo do chá envolve certos cuidados que devem ser respeitados e seguidos para que alcance seu mais alto grau de eficácia.

1)- 0 primeiro cuidado é com a higiene do fruto, erva ou planta a ser usada. Lave durante alguns minutos em água corrente para que resíduos característicos e até agrotóxicos que se acumulam nas superfícies possam ser removidos. Retire também as partes queimadas ou velhas das folhas, deixando-as o mais perto possível do natural.

2)- Não utilize vasilhas de alumínio no preparo do seu chá, já que elas podem interferir no princípio ativo de certas ervas. Dê preferência aos vidros refratários (tipo pirex) ou panelas de ágata.

3)- Observe que, na maioria das receitas, os chás são sugeridos em duas formas diferentes: infusão ou decocção.

Chá por infusão: Ponha a água para ferver e logo que ela entrar em ebulição, apague o fogo, ponha as
folhas ou raízes sobre ela e tampe imediatamente. Espere o tempo indicado para cada caso e só então destampe a vasilha.
Observe que, para cada tipo de chá há uma quantidade de água indicada na receita. Aquelas que sugerem o preparo do chá em pequena quantidade (1 ou 2 xícaras) devem ser tomadas de imediato e não é recomendável guardar o excesso, já que podem perder suas propriedades com o tempo. Já naqueles casos onde a quantidade de água sugerida é maior (1 ou 2 litros, por exemplo), o chá pode se guardado na geladeira ou em outro local fresco por um período de tempo bem mais prolongado, sem perder a propriedade curativa.

Chá por decocção: No chá feito por decocção, a erva ou raiz deve ser jogada na água antes dela entrar em ebulição, e então esperar-se alguns minutos até que a água fervente retire mais profundamente os seus princípios ativos. Em geral, quando não há indicação de tempo, três minutos depois da água entrar em ebulição já podemos apagar o fogo. Da mesma forma, a vasilha deve ficar tampada por mais uns 5 minutos (se não houver outra recomendação) e só aí o chá estará pronto para ser ingerido.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail