Inchações erisipelosas das pernas

Kalanchoe gastonis-bonieri Ha. et Pe.

11:09:00





As folhas secas e tostadas do Saião são úteis para cefaléias, engorgitamento linfático e inchações erisipelosas das pernas. O suco da planta é eficaz para calos, frieiras e queimaduras.
O Saião é vulnerária, resolutiva, cicatrizante, refrigerante e tônica pulmonar.
Da planta utiliza-se as folhas.

O Kalanchoe gastonis-bonieri Ha. et Pe. pertencente a família botânica Crassulaceae. é conhecido popularmente em quase todo o Brasil como Saião, porém dependendo da região do País a planta recebe estes outros nomes populares: Jarancim, Fortunão, Folha-de-costa, Erva-da-costa, Planta-da-vida, Folha-grossa ou Orelha-de-monge.
Espécie alóctone, originária de Madagascar. Prefere as regiões litorâneas, locais úmidos, sombreados, crescendo melhor sobre detritos orgânicos em decomposição.
O Saião é uma planta suculenta perene que cresce 40 a 60cm em altura. As folhas são grandes, lanceoladas, opostas, frágeis, com cerca de 30 a 40cm de comprimento por 10cm de largura, crenadas e espiraladas. As folhas mais velhas são recurvadas, verde-azuladas amarelo-esbranquiçadas. Dos lóbulos marginais do limbo formam-se brotações de novas plantas. Inflorescências terminais ramificadas, com flores amarelas e tubo róseo-avermelhado.
Prefere solos bem drenados e aerados. Não vegeta bem em solos muito úmidos e ácidos.
A planta é heliófita, tolera bem períodos de estiagem, porém não suporta baixas temperaturas.

Cultivo:
Espaçamento : 0,8 x 0,5m.
Propagação: brotações das crenas das folhas da planta matriz. Recorta-se as folhas entre as crenas. Os segmentos de crenas podem ser enraizados diretamente em canteiros ou em saquinhos plásticos perfurados.
Plantio: primavera e verão.
Florescimento: a partir de maio, perdurando até agosto. Não há formação de sementes.
Colheita: inicia a partir de 4 a 5 meses de cultivo.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail