Periquitinho

Alternanthera pungens H.B.K.

20:41:00




A planta inteira é indicada para transtornos gástricos, hepáticos e intestinais. A parte aérea é diurética e emoliente. O suco fresco das folhas é tônico. A decocção ou infusão das folhas são eupépticas, descongestionantes, diuréticas, antiflogísticas, hepáticas e indicadas para distúrbios renais, diarreia infantil e problemas de dentição em crianças.
Desta planta medicinal utiliza-se as folhas.

A Alternanthera pungens H.B.K. pertencente a família botânica Amaranthaceae. possui outros nomes mais conhecidos pela população como Anador, Periquitinho ou Periquitinho-de-espinho.
É uma espécie autóctone da América tropical e subespontânea em vários continentes. Embora cosmopolita, ocorre numa frequência baixa nas regiões onde medra. O limite austral da planta é a Zona da Mata Branca, na Bacia do rio Paraná.
Planta herbácea perene, rasteira, com caules radicantes. As folhas são opostas, suborbiculares ou largamente ovadas, inteiras, com ápices obtusos, mucronados, com tamanhos distintos e curtamente pecioladas. As flores estão agrupadas em espigas capituliformes, axilares e sésseis. Os frutos são utrículos indeiscentes com 1mm de comprimento.
Espécie de clima tropical, adaptando-se bem ao subtropical. Não tolera geadas.
Prefere solos úmidos, ricos em matéria orgânica, pouco ácidos e aerados.

Como cultivar:
Ambiente: pode ser cultivada em vasos ou em canteiros à guisa de horta.
Espaçamento: 0,4 x 0,3m.
Propagação: sementes e estacas dos ramos radicantes, preferindo-se a última. Aclimatar as estacas radicantes sob tela de sombrite 50 a 70%, enraizando em saquinhos plásticos contendo substrato organo-mineral.
Plantio: outono ou primavera.
Adubação: 2 a 3kg/m2 de húmus de minhoca ou esterco de gado.
Plantas daninhas: evitar áreas muito inçadas. Após o plantio, manter o cultivo totalmente livre de inços.
Mulching: utilizar casca de arroz, palhadas diversas ou plástico preto sobre o solo, para que as folhas fiquem livres de solo aderente.
Florescimento: verão e outono.
Colheita: inicia-se a partir do terceiro mês após o plantio.

Conheça melhor:
É utilizada como planta ornamental para bordadura de canteiros.


ATENÇÃO: As propriedades medicinais e terapêuticas aqui postadas foram repassadas de geração em geração através do conhecimento popular, portanto, é necessário muita cautela na sua manipulação.
Não toque ou manipule qualquer planta para a produção de remédios caseiros sem antes ter uma prévia avaliação médica da situação do doente.
A manipulação de todo e qualquer espécie vegetal para a extração de propriedades terapêuticas ou medicinais deve ser feita apenas por pessoa com muito conhecimento no assunto e não pode substituir qualquer tratamento receitado por médico. Muitas plantas são tóxicas e podem oferecer risco de morte e demais transtornos. Não nos responsabilizamos por qualquer ato de terceiros com o uso das informações aqui postadas.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Fique sempre atualizado!
Receba nossos artigos por e-mail